Fortaleça o laço com sua saúde. Previna-se contra o Câncer de Próstata

O Câncer de Próstata é o segundo mais frequente entre os homens, com mais de 14 mil óbitos no Brasil. Embora mais comum em adultos acima de 50 anos de idade, mundialmente, 75% dos casos ocorrem em idosos acima de 65 anos.

Por que acontece? Ainda não se sabe com precisão o motivo pelo qual o câncer se inicia, mas o sobrepeso, obesidade, histórico familiar e idade avançada são considerados fatores de risco que podem desenvolver o câncer.

Como se prevenir? Realizando o exame de toque retal, em consulta médica com o Urologista, que também pedirá um exame de sangue (PSA) para medir a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Praticar atividades físicas, alimentar-se saudavelmente, manter o peso adequado, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, também ajudam, e muito, na prevenção.

Por que é necessário fazer o exame de toque retal, se é tão incômodo? O de sangue não basta?

Porque na maioria das vezes, o câncer de próstata cresce lentamente e demora a provocar os sintomas. Quando aparecem, geralmente a doença está num estágio mais avançado e o tratamento precisa ser iniciado com urgência. O exame de toque retal é um complemento ao exame de PSA. Aproximadamente 20% dos cânceres de próstata podem não alterar o PSA e estes tumores podem inicialmente detectados pelo exame de toque.

Quais os sintomas? O câncer de próstata não causa sintomas na fase inicial e quando eles aparecem são inespecíficos, ou seja, podem ser confundidos com os mesmo sintomas causados pela doenças benignas da próstata. O ideal é que o diagnostico seja feito antes do aparecimento de qualquer sintoma. Procure o médico de sua confiança para realizar exames e tirar as suas dúvidas.

E o tratamento? O tratamento varia de acordo com o diagnóstico médico e o estágio da doença, se de fato existir, mas geralmente optam por cirurgia, radioterapia e/ou tratamento hormonal.

Ainda tem dúvidas? Deixe aqui o seu comentário ou envie uma mensagem no Instagram @drfabiojnascimento.

*As informações divulgadas e o esclarecimentos de dúvidas não substituem, em hipótese alguma, a consulta com o profissional de saúde responsável pelo caso.

#drfabiojnascimento #urologia #urologiapediatrica #cancerdeprostata #prostata #cancer